create gif

quinta-feira, 8 de outubro de 2015

O NOVO BRASIL PÓS-OPERAÇÃO LAVA JATO

Sérgio Roberto Braga de Sá
Após completados 500 dias da Operação Lava Jato no dia 30 de julho de 2015, todo brasileiro minimamente informado é capaz de perceber que muita coisa mudou no Brasil durante este período, em que se desenvolve a maior ação contra a corrupção e a lavagem de dinheiro já realizada em nosso país, no bojo do maior desvio de recursos públicos de nossa história.
O trabalho da equipe formada por Procuradores da República, pelo Juiz Federal Sérgio Moro e por Delegados e Agentes da Polícia Federal, no âmbito da operação que se encontra hoje em sua décima-oitava fase, vem demonstrando o quanto as investigações têm ido a fundo: sabe-se, hoje, que o dinheiro desviado no maior escândalo de corrupção conhecido no planeta Terra teria viajado por mais de 20 países, numa tentativa, frustrada, de esconder as provas e o produto dos crimes perpetrados. Ao seguir o dinheiro, a força-tarefa da Lava Jato está encontrando os fios das meadas que demonstram a que ponto chegaram os criminosos em sua sanha insaciável de praticar crimes, lesando, em última instância, o Povo, em um país cujas Educação, Saúde e Segurança Públicas são uma vergonha e um tapa na cara da população.
Mas como o que está ruim sempre pode piorar vemos, agora, as investigações do Petrolão levando ao conhecimento daquilo que alguns já chamam de Eletrolão, à semelhança das práticas criminosas sistemáticas contra a Petrobrás. Como se já não bastasse tanta notícia ruim, temos, mais recentemente, a presença do escândalo alcançando 5 Ministérios, a demonstrar que a ação criminosa sistêmica incrustada no Estado brasileiro tornou-se um modo de vida, um jeito de ser daqueles meliantes que encontram nela, e somente nela, o seu  meio de viver nababescamente, usufruindo de quantias bilionárias em prejuízo da Nação. Alguém já disse que, na Lava Jato, quando se puxa uma pena, vem uma galinha. Ficamos a imaginar, estarrecidos e indignados, quantas granjas serão encontradas ainda, quando se puxarem penas em outras paragens, como nos fundos de pensão, no BNDES, etc.
Entretanto, para orgulho dos brasileiros, a Lava Jato encontra-se a pleno vapor. Para orgulho dos brasileiros e para o pânico dos criminosos: quando achavam que haviam se livrado do Presidente do Supremo Tribunal Federal, Ministro Joaquim Barbosa, eis que surgem no horizonte de nossa Pátria Amada o Juiz Federal Sérgio Moro, o Procurador da República Deltan Dallagnol ( coordenador da força-tarefa da Lava Jato em Curitiba ) e seus doutos colegas, e a Polícia Federal, realizando um trabalho diuturno, incansável, meticuloso e aterrorizante para os gatunos de plantão, o que resultou, somente nos 500 dias iniciais das investigações, em 46 prisões temporárias, 48 prisões preventivas, 138 pessoas denunciadas, 30 pessoas condenadas, R$ 870 milhões recuperados e R$2,4 bilhões bloqueados em contas bancárias estrangeiras e nacionais.
Porém, e este é o motivo principal deste texto, para que haja realmente uma mudança de paradigma no que concerne ao combate à corrupção no Brasil, faz-se necessário que o povo participe, ativamente, deste momento histórico, com ações eficazes que tragam consequências práticas. Há que se atacar a engrenagem que permite que a corrupção ocorra, exigindo dos legisladores que se acabe com os mais de 22 mil cargos de confiança no Governo Federal, dando ensejo à ocupação dos cargos apenas por mérito. Além disso, é necessário que os corruptos permaneçam por mais tempo encarcerados e devolvam o dinheiro que tanta falta faz à Saúde, Educação e Segurança Públicas.
É nesse sentido que tenho a honra de dirigir-me aos sócios do Clube Militar para conclamar todos a participarem da Campanha “10 MEDIDAS CONTRA A CORRUPÇÃO”, do Ministério Público Federal, que visa a apresentação de projetos de lei de iniciativa popular que, aprovados, permitirão um combate muito mais eficaz a este crime que tantos prejuízos traz à Nação. O Juiz Sérgio Moro, os Procuradores e os Delegados da Lava Jato já assinaram, mas são necessárias um milhão e meio de assinaturas. Basta acessar o link que encontra-se ao final deste artigo, imprimir a lista de apoiamento, assinar e entregar no Ministério Público Federal mais próximo, ou encaminhar via Correios para o MPF de Curitiba. Se possível, divulguem para o maior número de patriotas possível, civis ou militares.
Acredito, firmemente, que assim teremos um novo Brasil após a Operação Lava Jato, onde a corrupção não seja endêmica, nem produza metástases, como afirmou recentemente um dos Procuradores da República responsáveis pelas investigações.

Link para a Campanha “10 Medidas Contra a Corrupção”  –  10medidas.mpf.mp.br

Sérgio Roberto Braga de Sá é médico, bacharel em direito, especialista em Direito Público, segundo-tenente R2 do Exército Brasileiro e sócio do Clube Militar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário